Cidade e Vilarejo






Por meio dessa atividade podemos perceber que exitem contradições na realização da urbanização: a exemplo das cidades brasileiras, ao considerarmos a questão urbana e o intraurbano (Flávio Villaça - Espaço intra-urbano no Brasil), como cidades do sertão do Brasil, que vivem em um processo recente de urbanização, apresentando referenciais rurais muito fortes.

A canção "Vilarejo", de composição e interpretação de Marisa Monte, é um bom instrumento para trabalhar esse tema. Você pode ouvir e fazer download do mp3 clicando aqui ou na imagem com a letra, que segue:

Análises que podem ser realizadas:
Vilarejo: Cidade Pequena, diferente dos grandes centros urbanos;
Vê o horizonte: Revela a horizontalidade dessa cidade. É possível ver o horizonte se houver muitos prédios?
Lá o mundo tem razão: É uma cidade com lógica, racionalizade, talvez planejada.
Casal, Cal: Revelam parte da paisagem dessa cidade.
Frutas em qualquer quintal: O quintal remete o quinto da própriedade rural, onde era destinado ao cultido de subsistência. Presença do rural.
Sonhos semeando o mundo real: Diferente de uma cidade ideal, esta é uma cidade real.
Toda gente cabe lá/Palestina, Xangri-Lá: Ainda que uma cidade pequena, revela o global-local, local-global. É uma cidade que está inserida na globalização e em sua dinâmica.
Lá o tempo espera/Lá é primavera: Nos apresenta um outro tempo desta cidade, de ritmo mais lento.
Portas e Janelas sempre abertas: Revela índices sociais importantes, como a baixa criminalidade e/ou vida em comunidade.

Há muitas outras análises que podem ser feitas! Se quiser, pode comparar uma CIDADE IDEAL com esta CIDADE REAL. Se quiser, pode iniciar esta atividade com uma outra música para problematizar: A Cidade Ideal, dos Saltibamcos, de composição de Chico Buarque. Para download do mp3 clique aqui ou na imagem com a letra abaixo:

Boa Atividade!


Leia mais: http://www.geografiacriativa.com.br/news/contradicoes-na-realizacao-da-urbanizacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário