NÃO SE ESQUEÇAM, DATA DE ENTREGA DO TRABALHO ATÉ 20 setembro
O Menino do Pijama Listrado(2008)
1. Sinopse: Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.
2. Contexto Histórico: Desde 1933, quando Hitler ascendeu ao poder na Alemanha, acumulando os cargos de primeiro-ministro e presidente, o destino dos judeus parecia selado. Essa Perseguição durou até o final da Guerra em 1945.
3. Objetivos:Identificar e caracterizar o nazismo e suas práticas segregacionistas. Demonstrar os conflitos e as formas de resistência e a amizade inocente sobrevivendo num ambiente de guerra e violência.
4. Conteúdo:Nazismo e Segunda Guerra Mundial
Atividades: 1ª Parte
1) “o menino acompanha de longe as atividades do pai, um destacado militar do exército de Hitler. Sua mãe acompanha com pouco entusiasmo as atividades do marido, diferentemente da irmã do menino, Gretel”. Após este trecho, explique qual o comportamento frente ao nazismo da mãe e do pai de Bruno.
2) Bruno ao mudar de casa, não frequentou escola. Qual a solução encontrada pelos pais para essa situação?
3) Como as aulas do menino relacionam-se com os objetivos da educação nazista aos jovens?
4) “Muito entediado e movido pela curiosidade, Bruno ignora as insistentes recomendações da mãe de não explorar o jardim dos fundos e segue para a fazenda que ele viu a certa distância.” O que ele descobre lá? O que eram na verdade, essas fazendas?
5) Compare a vida de Bruno com seu amigo da “fazenda”.
6) Por que o menino achava que os prisioneiros usarem “pijamas listrados”?
7) Explique a diferença entre o comportamento de Gretel, a irmã, e de Bruno no decorrer do filme.
8) Que ideias Bruno recebe sobre os judeus? Você concorda com essas ideias? Explique-as.
9) Como os judeus eram tratados na casa dos alemães?
10) Qual cena do filme mostra que os judeus perderam tudo que tinham inclusive aqueles que tinham estudo e posição social?
2ª Parte 1. ”O menino do pijama listrado’ é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.” Na sua opinião quais foram os motivos que levaram ao final apresentado no filme?
2. “ Este é um filme que serve para um bom debate com os filhos. Podemos fazer algumas comparações sobre liberdade, fraternidade, prejuízos de uma guerra ao ser humano. conversar sobre as dificuldades deles e as facilidades nossas - o valor que damos as coisas atualmente. Sempre é uma boa maneira de suscitar diálogo entre pais e filhos. “Na sua opinião como era o relacionamento de Bruno e seu pai? Se pensarmos hoje na atualidade seria a mesma coisa? Justifique.
Fonte:http://www.brasilescola.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário