As fases da lua

Fases da Lua
As fases da Lua referem-se à mudança aparente da porção visível iluminada do satélite devido a sua variação da posição em relação à Terra e ao Sol. O ciclo completo, denominado lunação, leva pouco mais de 29 dias para se completar, período no qual a Lua passa da fase nova, quando a sua porção iluminada visível passa a aumentar gradualmente até que, duas semanas depois ocorra a lua cheia e, cerca de duas semanas seguintes, volta a diminuir e o satélite entra novamente na fase nova.
Diagrama representando a posição da Lua e suas respectivas fases (vistas desde o hemisfério norte). No início está a lua nova. Note que, ao final, o destaque em verde representa a porção da órbita a mais que a Lua teve que executar para chegar novamente à fase nova, por conta do movimento de ambos os astros ao redor do Sol.
Ao executar sua trajetória, ocorre a gradual mudança de fases, dividida em quatro etapas principais:
Lua nova - refere-se à fase em que a Lua se encontra entre a Terra e o Sol, estando, portanto, em conjunção com o Sol (se observada a partir da Terra). Nessa altura, a face não iluminada da Lua está virada quase diretamente para a Terra, de modo que não é visível a olho nu.
Quarto crescente - ocorre quando o ângulo Terra - Lua - Sol é aproximadamente reto, de modo que vemos apenas cerca da metade do disco lunar, no período em que a parte iluminada está em crescimento. No hemisfério norte, a metade direita do disco está iluminada, enquanto no hemisfério sul, a metade esquerda do disco ilumina-se durante esta fase.
Lua cheia - ocorre quando a Lua completa um movimento de 180° após a Lua nova. Seu disco lunar é totalmente iluminado e visível à noite, pois ela se opõe ao Sol em relação à Terra.
Quarto minguante - ocorre quando o ângulo Terra-Lua-Sol é aproximadamente reto, de modo que vemos apenas cerca da metade do disco lunar, no período em que a parte iluminada está diminuindo progressivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário