Questões inversão térmica

1. (UNIFESP-2004) Durante os meses de inverno, aumenta a ocorrência de doenças respiratórias, principalmente em idosos e crianças até 5 anos de idade, em metrópoles como São Paulo. Um dos fatores que agrava esse quadro é
a) a inversão térmica, que consiste na retenção de camada de ar quente por uma camada de ar fria, impedindo a diluição de poluentes.
b) o efeito-estufa, que resulta do lançamento de poeira em larga escala resultante da construção civil, poluindo o ar.
c) o ponto de orvalho, que passa a ocorrer mais tarde devido à chegada de massas de ar aquecidas oriundas do oceano, diminuindo as chuvas.
d) a insolação mais curta, em função da mudança do movimento aparente do Sol, que aumenta o sombreamento e diminui a temperatura.
e) a maritimidade, responsável pela alteração na direção dos ventos, que trazem poluentes da Baixada Santista em maior quantidade que no verão.


2. (UNICAMP) A poluição nos grandes centros urbanos, como Curitiba, pode causar determinadas doenças, como rinite, alergias, asma, problemas de pele e cabelo. Pessoas sensíveis às partículas em suspensão no ar podem desenvolver tais doenças ao respirar o ar poluído dos grandes centros.
Durante todo o ano, essas doenças podem acontecer, mas é no inverno que ficam mais acentuadas.
(Adaptado de Jornal do Estado, Curitiba, 01/06/2009.)
Durante o inverno, em Curitiba, é comum a ação da Massa Polar Atlântica, que facilita a ocorrência de problemas respiratórios, pois
a) aumenta a umidade relativa do ar e promove a inversão térmica, o que provoca a concentração de poluentes nas partes altas da cidade.
b) aumenta a umidade relativa do ar e promove a inversão térmica, o que provoca a concentração de poluentes próximos à superfície do solo.
c) reduz a umidade relativa do ar e promove um maior aquecimento da parte central da cidade se comparado à periferia, concentrando poluentes.
d) reduz a umidade relativa do ar e promove a inversão térmica, o que provoca a concentração de poluentes próximos à superfície do solo.


3. (UDESC 2016/1) Sobre o fenômeno da inversão térmica, assinale a alternativa correta.
a) Consiste no rápido resfriamento do ar próximo à superfície terrestre, o que torna a atmosfera estável e dificulta a dispersão de poluentes.
b) É provocado pela reação da água da chuva com ácidos lançados a partir da queima de combustíveis fósseis.
c) É provocado pela poluição das grandes cidades, a qual gera uma camada de ar frio próxima à superfície, enquanto o ar mais quente fica acima desta camada, agravando a concentração dos poluentes.
d) É formado pelo aquecimento diferencial de porções continentais e marítimas, fazendo com que o vento sopre do continente para o oceano durante a noite.
e) Pode agravar a ocorrência de enchentes e alagamentos nas zonas urbanas, pois situações de inversão térmica favorecem a ocorrência de fortes chuvas.


4. (UNIRG TO/2013) A poluição atmosférica tornou-se um problema de saúde pública em grandes capitais, principalmente durante o inverno. Os particulados presentes no ar inspirado estão associados ao surgimento de doenças como bronquite crônica e asma.
A incidência dessas doenças durante o inverno é maior porque:
a) a corrente de convecção dispersa os particulados pelas camadas terrestre e intermediária de ar frio.
b) a corrente de ar frio ascendente dispersa os particulados pela camada intermediária de ar quente
c) o efeito estufa concentra os particulados na camada intermediária de ar quente. 
d) a inversão térmica concentra os particulados na camada terrestre de ar frio.


5. (FUVEST/2010) Em algumas cidades, pode-se observar no horizonte, em certos dias, a olho nu, uma camada de cor marrom. Essa condição afeta a saúde, principalmente, de crianças e de idosos, provocando, entre outras, doenças respiratórias e cardiovasculares.
http://tempoagora.uol.com.br/noticias. Acessado em 20/06/2009. Adaptado.
As figuras e o texto acima se referem a um processo de formação de um fenômeno climático que ocorre em vários centros urbanos do Brasil. Trata-se de:
a) ilha de calor, caracterizada pelo aumento de temperaturas na periferia da cidade.
b) zona de convergência intertropical, que provoca o aumento da pressão atmosférica na área urbana.
c) chuva convectiva, caracterizada pela formação de nuvens de poluentes que provocam danos ambientais.
d) inversão térmica, que provoca concentração de poluentes na baixa camada da atmosfera.
e) ventos alíseos de sudeste, que provocam o súbito aumento da umidade relativa do ar.


6. (UEL PR/2014) Em um ambiente com elevado número de indústrias e de circulação de veículos, como as regiões metropolitanas, as partículas em suspensão e os gases poluentes são levados pelas correntes de convecção para as camadas mais altas da atmosfera, onde se dissipam. O fenômeno meteorológico da inversão térmica, que ocorre geralmente no inverno, tem como consequência o impedimento da dispersão dos poluentes, causando problemas respiratórios na população.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a causa da inversão térmica.
a) Uma massa de ar frio ascendente impede o movimento descendente de uma camada de ar quente.
b) Uma massa de ar quente descendente impede o movimento ascendente de uma camada de ar frio.
c) Uma massa de ar frio penetra entre camadas de ar quente, impedindo o movimento descendente do ar.
d) Uma massa de ar quente penetra entre camadas de ar frio, impedindo o movimento descendente do ar.
e) Uma massa de ar quente penetra entre camadas de ar frio, impedindo o movimento ascendente do ar.


7 (FGV) O fenômeno a que chamam "inversão térmica" consiste na:
a) mudança brusca de temperatura causando as tempestades de verão frequentes em S. Paulo.
b) mudança brusca de temperatura na Amazônia em decorrência de massas polares que ingressam pela bacia do Paraná, passando pelo Centro-Oeste e alcançando o Norte do Brasil.
c) interposição de camadas quentes de ar entre camadas frias localizadas a uma certa altitude impedindo a dispersão de poluentes atmosféricos para as camadas superiores.
d) mudança de temperatura do mar pela presença de enormes quantidades de poluentes biodegradáveis cuja digestão é essencialmente exotérmica.
e) mudança lenta e gradual da temperatura das camadas médias da atmosfera ocasionada por reações endotérmicas entre poluentes industriais.


8. (PUCMG) Inversão térmica é:
a) um tipo de poluição causada em ambientes fechados por condicionadores de ar.
b) poluição química causada pelo CFC presente em aerossóis.
c) poluição física que provoca o derretimento da calota polar.
d) um fenômeno que agrava a poluição do ar na estação fria do ano. 
e) um fenômeno provocado pela diminuição da camada de ozônio.


9. (FATEC) Normalmente, o ar próximo ao solo é mais quente e menos denso que o ar das camadas superiores. A diferença de densidade faz surgirem duas correntes de ar em sentidos opostos: uma de ar quente, que sobe, e outra de ar frio, que desce, substituindo o ar que subiu. Geralmente durante o inverno ocorre o aquecimento de camadas superiores, interrompendo o fluxo de ar. Consequentemente o ar poluído estaciona e as substâncias tóxicas se acumulam no ambiente.
O texto descreve o fenômeno chamado
a) destruição da camada de ozônio.
b) efeito estufa.
c) inversão térmica.
d) chuva ácida.
e) eutrofização.


10. (FATEC) "Na cidade de São Paulo, nos meses de inverno, há um aumento muito grande de poluentes do ar. Normalmente, as camadas inferiores do ar são mais quentes do que as superiores; o ar quente, menos denso, sobe, carregando os poluentes e é substituído por ar frio. Nos meses de junho, julho e agosto, geralmente as camadas inferiores ficam muito frias e densas; logo, o ar não sobe com facilidade e a concentração de poluentes cresce."
O texto, ao estabelecer um paralelo entre a densidade do ar e temperatura, pretende mostrar o fenômeno
a) do aumento da população, determinando a poluição.
b) da poluição química por produtos não biodegradáveis.
c) das chuvas ácidas.
d) do efeito estufa.
e) da inversão térmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário